Duas palestras do primeiro dia de Vogue Festival – da Natalie Massenet (a primeira que comprei) e a do Paul Smith com Alexa Chung – rendeu algumas boas lições, que com certeza seus palestrantes aprenderam de uma maneira mais difícil. Aqui, algumas frases que valem a pena pensar e colocar em prática. Eles sabem do que estão falando!
Não é novidade do quanto admiro Natalie Massenet. Desde o meu primeiro clique no seu Net-a-Porter (há uns 10 anos), fiquei fascinada. Tive a honra de ser o primeiro blog no Brasil a ter um banner do seu e-commerce de luxo e, ainda mais: ano passado, quando vim para Londres pelo F*Hits, pude conhecer o escritório classudo da sede do Net-a-Porter. Natalie é elegante: sua mãe foi modelo da Chanel e ela deve ter herdado muitas lições sobre estilo. Está sempre impecável mas sem estar montada: cores neutras e shape clássico são sua marca registrada. Aliás, esse é um dos conselhos que ela deu: “Desenvolva seu estilo pessoal, seja você mesma” disse. Mas ela começou mesmo sua palestra com a seguinte frase:
O que dizer? Simples e verdadeiro. Apenas comece.
Ninguém acreditou na Natalie quando ela teve a ideia do Net-a-Porter: era meados dos anos 2000, a internet era só uma promessa, ela não tinha dinheiro e não conseguiu patrocinadores. “Acredite nos seus instintos”, completou. Isso a fez seguir em frente.
Logo quando o site foi lançado, Natalie engravidou. Foi a época mais difícil para ela, trabalhar em um negócio que estava no começo e cuidar de um bebê. Nada de milagres: é difícil e ponto.
Não se preocupe com que os outros acham, dizem da sua escolha: se preocupe com o que você acha dela. O limite, se você vai conseguir ir além ou não, é seu. Seja como pensar, você está certo.
Natalie e sua empresa viraram um case de sucesso. Mesmo que nos inspire e – mais importante – nos motive, a história de sucesso dela é dela; a sua você tem que criar. Natalie disse que quanto mais você trabalha pesado, mais sorte você tem. Como li uma vez no livro “Ah, se eu soubesse”: o sucesso acontece enquanto você está se realizando.
O talking do Paul Smith com Alexa Chung era no mínimo curioso: ele, um dos estilistas mais respeitados da moda, conhecido pela criatividade e também pelo sucesso comercial (difícil ser bem-sucedido nos dois lados do cérebro) e ela, uma das meninas mais descoladas e reconhecida pelo seu estilo. Paul Smith é enérgico: chegou falando e abriu a palestra com sua frase mais famosa:
Ele bateu na tecla de que a inspiração está em todo lugar, que você tem que encontrar o que te desperta e prestar atenção.
Seguindo a ideia de como encontrar inspiração, ele frisou que é preciso ver e não apenas olhar. Treinar para encontrar o que não é vísivel para os outros.
Paul Smith é contra as cópias e a favor da criatividade e isso inclui a maneira de se vestir. “Se você conhece seu corpo, sua personalidade, então é só se vestir de acordo.”
Ele fechou a palestra com essa frase, achei incrível. Ser interessado e interessante. Quem consegue?
No meu caderninho já tenho tudo anotado!